Lúcia Rocha pergunta: “Perdiga Cometo certamente o erro da superproteção. Não consigo também manter uma rotina diária de passear, em função do trabalho. Consigo passear umas 3 vezes por semana. Não é suficiente?”
Vamos lá! A gente está partindo da prerrogativa, claramente, que essa pessoa, a Lúcia Rocha, está tendo problemas de hiper apego. Super proteção, execesso de contato muito frequente, então, quanto mais ela expor esse cachorro, quanto mais ela levar esse cachorro para a rua, melhor! Para que seja construído uma necessidade de contato com outros cães. Entendo que todo mundo trabalha, todos temos compromissos, você como dona precisa saber se é interessante ou não. Se você pegar e durante 3, 4 semanas sair todos os dias e perceber a melhora do comportamento do cachorro, é interessante para você? É importante para o seu cachorro? É, é isso que a gente tem que fazer. É essa a prerrogativa.
“- Perdigão, estou com problema de superproteção”. Então a dona Lúcia está com problemas de ciúmes, de excesso de proteção. Por quê? O cachorro dela fica o tempo todo com ela, no colo, o tempo todo agarrado com ela. Então, o que a gente precisa fazer, é simplesmente estimular a independência, 3 ou 4 episódios de uma hora por dia, o cachorro separado. Isso faz com que o animal entenda que estar longe do dono tambem traz beneficíos, comece a construir um comportamento independente no animal colocando ele em ambientes separado de você, quando ele tiver sozinho dê petiscos, briquedos recheados que vão manter ele distraído. Se você oferece sempre ao seu cão uma proximidade constante, um contato em excesso, isso faz com que o animal não sinta falta de ter contatos com outros cães, isso pode torna-lo anti-social.
A gente precisa gritar com o cachorro? Não.
A gente precisa xingar o cachorro? Não!
A gente deve ficar botando no colo o tempo todo o cachorro que tem hiper apego? Também não! Você que tem um cachorro que rosna para as suas visitas quando está no colo, você que tem um cachorro que não aceita receber visitas, se você te um cachorro que late incessantemente quando você tem visita em casa, está na hora de criar os distanciamentos desse cachorro e mostrar para ele que ele não é o seu dono e que você pode ter amigos. Que você pode receber visitas e que você pode fazer carinho em outros cães, porque ele não é único, ele não é seu dono. É importante construir a socialização do seu filho cão com humanos e com outros cães, se o seu cão late para visitas e na intenção de acalma-lo você faz carinho, isso bonifica o comportamento do animal. Se o seu cão latir para os outros, ignore ele até que ele fique calmo, ai sim você faz o carinho para que ele entenda que só sera bonificado quando tiver sem latir para visitas.

Bom dia Perdigão,esse está sendo o meu problema,tenho 04 cadelas e 01 cachorro,sendo que uma das mais novas está se achando minha dona, acredito que eu sem saber tenha estimulado este sentimento nela,por não entender como funciona a cabeça de um cachorro. Sophie é o seu nome,obediente, carinhosa,mas se a irmã chegar perto de mim ela voa em cima para brigar e eu não sei o que fazer para acabar com esse sentimento de posse.
Ideal seria interagir com elas, sempre com a Sophie na coleira pra conseguir impor sua vontade e não deixar ela decidir por vocês
Minha cadelinha não tem ciúmes. Mas é super apegada a mim. Fico pensando que em tempo de corona vírus, por termos que ficar muito em casa, isso pode aumentar. Como fazer?
Com certeza, além de aumentar, pode gerar um problema de comportamento, muito grande. Cuidado.